A Ford já começou a fabricar na planta da Saarlouis, na Alemanha, a nova geração do Focus RS, equipada com tração integral, câmbio manual de seis marchas e motor 2.3 Ecoboost turbo, capaz de entregar 350 cv de potência e 48,4 kgfm de torque.
Ainda sem previsão de vendas no Brasil, o RS estreia primeiro na Europa e em seguida, no segundo semestre, começa a ser comercializado no mercado norte-americano pelo preço estimado de US$ 35.730 (aproximadamente R$ 144 mil na conversão direta) e é um concorrente natural de modelos como o Volkswagen Golf R e Subaru WRX.
De acordo com a Ford, o Focus RS acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e é um dos 12 modelos esportivos que a montadora pretende lançar em diferentes mercados até 2020. Além da potência elevada, o hatch de alto desempenho traz modificações como o sistema eletrônico de gerenciamento de torque para aumentar a estabilidade, especialmente em curvas, distribuindo a força do motor para as rodas com maior aderência.
A Ford informa que o novo Focus RS já somada mais de 3,1 mil encomendas desde o início da pré-venda, em setembro passado.
No Brasil, o modelo convencional é comercializado com carroceria hatch e sedã e preços sugeridos a partir de R$ 69,9 mil. O modelo de porte médio pode ser equipado com motor 1.6 flex de 135 cv e câmbio manual de cinco marchas, conjunto disponível apenas nas configurações de dois volumes, ou 2.0 bicombustível com injeção direta e 178 cv, associado com transmissão automatizada de seis marchas e dupla embreagem.
Publicado em 18/01/2016