Home > Notícias > Toyota anuncia fim de atividades produtivas na Austrália
  • Notícias
  • Toyota anuncia fim de atividades produtivas na Austrália
  • Depois dos anúncios da Ford e Holden (GM) de encerrar a produção na Austrália, montadora japonesa também deixa de fabricar veículos naquele país a partir de 2017
  • Por Ricardo Panessa

    Depois do anúncio da Ford e da Holden (GM) de encerrar a produção de veículos na Austrália devido aos altos custos, só faltava a Toyota decidir se seguiria ou não a longo prazo fabricando veículos no país. Durante o final de semana a marca comunicou que deixará de produzir seus modelos na Austrália em 2017.

    Segundo o comunicado da Toyota Austrália, a saída da Holden provocou ainda mais a alta dos custos, em grande parte devido ao fato de as empresas de componentes terem uma menor carga de trabalho. Os salários elevados também colaboraram para tornar inviável a continuidade das atividades produtivas. As vendas dos modelos Camry e Aurion também não são muito relevantes e fabricar modelos menores naquele país sairia ainda mais caro.

    Com a Toyota dizendo adeus àquele mercado, a Austrália fica sem fabricante de automóveis em seu território. Até pouco tempo atrás, eram produzidos lá (ou simplesmente montados) produtos de várias marcas, como Mercedes, Mitsubishi, Chrysler, Nissan, Triumph, Peugeot, Volkswagen e Renault.

    Segundo os comunicados, a Ford será a primeira a parar de produzir motores em outubro de 2016. Em dezembro desse mesmo ano será a vez da Holden suspender sua produção e nos últimos dias de 2017 as instalações da Toyota em Altona também apagarão suas luzes. E a partir de 2018 todos os veículos vendidos na Austrália serão importados, inclusive aqueles específicos para aquele país, como os Toyota Aurion.

    Publicado em 11/02/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados