Home > Notícias > Ford libera para a concorrência tecnologia de comandos por voz
  • Notícias
  • Ford libera para a concorrência tecnologia de comandos por voz
  • SmartDeviceLink, presente em automóveis da marca, agora pode ser usado por outras montadoras em sistema de código aberto
  • Por Alessandro Reis

    A Ford há alguns anos tem investido nos comandos de voz para aumentar a segurança do motorista e dos passageiros, permitindo operar uma série de funcionalidades, como ler mensagens SMS do celular e trocar de música na central multimídia sem tirar as mãos do volante nem os olhos da estrada.

    Toyota já anunciou a adoção da tecnologia em seus veículos

    Agora, essa tecnologia, batizada de SmartDeviceLink, tornou-se uma plataforma aberta. Isso significa que a Ford liberou o uso desse softwarecom licenciamento livre para terceiros - a Toyota já anunciou que irá adotá-lo em seus automóveis e outras fabricantes, como Peugeot, Citroën, Honda, Subaru e Mazda, estudam seguir o mesmo caminho.

    A Ford, inclusive, lançou um vídeo para demonstrar os recursos e as capacidades do SmartDeviceLink que, em conjunto com a tecnologia AppLink, permite operar aplicativos compatíveis, como oSpotify, não somente pela voz, mas também por toque na tela multimídia do veículo e por botões convencionais presentes no volante e no console central. O Ka, modelo de entrada da fabricante no Brasil, já oferece esses recursos.

    As montadores que aderirem ao SmartDeviceLink poderão personalizar seus sistemas multimídia e de entretenimento, trazendo visual e interface de operação exclusivos, com assessoramento da Livio, subsidiária da Ford responsável por gerenciar o código aberto. A intenção é que esse sistema vire um padrão na indústria automotiva, permitindo aumentar o número de aplicativos disponíveis.

    Publicado em 08/01/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados