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  • Ele será fabricado no Brasil, mas já chegou na versão importada. O desempenho dinâmico é o ponto alto do sedã compacto
  • Por Jorge Meditsch

    Ponta de lança tecnológica do Grupo Volkswagen, a Audi se empenha agora na expansão de suas vendas com uma meta ambiciosa: assumir a liderança mundial no segmento de luxo. O A3 Sedan, recém-chegado ao Brasil, terá um papel importante nessa disputa e, para nós, tem um interesse especial: será um dos modelos que a Audi fará na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, marcando sua volta ao país como fabricante.

    Em termos de design, o A3 Sedan é moderno, mas traz um toque conservador que não combina com sua performance. Rodando, o carro mostra suas principais qualidades: um motor com muito ânimo, um câmbio atlético e uma estabilidade e agilidade nas curvas surpreendente para um sedã normal.

    Estruturalmente, o A3 Sedan é uma vitrine tecnológica, empregando os recursos mais avançados na área da construção de automóveis. Isso vai desde aços especiais e peças estampadas a quente ao uso do alumínio em pontos-chave e passa por uma vasta relação de métodos de montagem, entre eles o uso extensivo de solda a laser e adesivos químicos. A vantagem desses sistemas sobre a tradicional solda a ponto é aumentar a área de união entre as peças e, consequentemente, a rigidez da carroceria. A escolha dos materiais contribui para a redução do peso a menos de 1.300 quilos na versão básica.

    Um motor singular

    Já conhecido pelo A3 hatchback, o motor 1.8 TFSI utiliza dois sistemas de injeção - direta e indireta – que, dependendo da situação, funcionam isoladamente ou em conjunto. Quando o motor funciona sob carga parcial, por exemplo, o combustível é injetado indiretamente, na ponta do coletor de admissão. A injeção direta funciona na partida do motor e sob solicitações relativamente altas. O resultado, além do desempenho uniforme, é uma substancial redução no consumo e emissões de CO2.

    O motor do A3 Sedan tem 180 cv, um número significativo para o porte do carro, e o torque máximo é de 250 Nm, já presente a 1.250 rpm. Segundo a fábrica, o carro chega a 100 km/h em 7,3 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 235 km/h. A economia, medida em laboratório, é elevada. O número obtido supera 17 km/l.

    A transmissão de dupla embreagem tem sete marchas e permite trocas manuais, caso o motorista se julgue mais inteligente que o controle eletrônico. Para maior desempenho, há o modo Sport e no modo econômico, nas desacelerações o motor é desacoplado da transmissão e o carro rola livremente, para maior economia. Características desse tipo de câmbio, as trocas de marchas são extremamente rápidas e o motor não chega a cair de giro no momento das mudanças.

    Nas curvas

    O estilo do A3 Sedan é moderno, mas ainda assim, clássico. As linhas escondem a personalidade que o carro mostra em movimento

    A longa tradição da Audi com a tração dianteira se reflete na eficiência do carro em estradas sinuosas. O trabalho da suspensão e direção, nessas situações, é potencializado pelo diferencial eletrônico e o controle eletrônico de estabilidade. Andando no limite, caso a roda do lado interno da curva perca a tração, o sistema a freia suavemente, remetendo o torque que sobra para a roda externa.

    Outro recurso do carro é o sistema Audi Drive Select, que regula a resposta ao pedal do acelerador, a assistência da direção e o comportamento do câmbio. O motorista pode optar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual. O modo Individual permite que especificar, dentro de certos limites, o perfil pessoal do condutor ou suas regulagens preferidas.

    Por dentro

    Chegar à liderança no segmento luxo exige capricho, mesmo em modelos que, como o A3 Sedan, são considerados de entrada na categoria. O interior do carro mostra essa preocupação, combinando um nível discreto de luxo com um design esportivo e agradável, além de conforto – especialmente para os passageiros da frente.

    Segundo a fábrica, o acabamento interno não implicou em deixar para segundo plano a preocupação com a redução de peso. Um exemplo é a estrutura dos bancos, extremamente leve. Outra medida foi a distribuição das unidades de controle para reduzir a quantidade de fios.

    Infotainment é hoje uma palavra mágica em termos de marketing e o A3 Sedan oferece como opcional, a versão topo de linha do sistema de informação e entretenimento, o MMI Navigation Plus com MMI touch. Além da tela sensível ao toque que fica embutida no painel e sobe quando o carro é ligado, ele tem um drive de memória interna de 40 GB, DVD, rádio com triplo sintonizador e oito alto-falantes, mais dois leitores de cartões de memória, Audi Music Interface (AMI) e uma interface Bluetooth para integração com dispositivos móveis e smartphones. O comando de voz permite que o motorista simplesmente informe o seu destino, além de operar sem esforço o telefone, serviços de conexão e execução de músicas. Um indicador de limite de velocidade mostra dados em tempo real.

    O problema do MMI é o alto preço, que resulta do oferecimento de algumas funções que não conseguem ser aproveitadas no Brasil, como o sistema de navegação inteligente com informações de tráfego, muito útil na Europa. Para a futura versão brasileira do carro, a Audi está procurando uma opção mais barata e adequada a nosso país.

    Ficou faltando

    Uma pena é a redução, em nome do custo, dos sistemas de assistência à condução disponíveis na Europa. Apesar do sistema de navegação, opcional no modelo aqui vendido, possuir detecção de fadiga e recomendação de descanso, faltam itens que hoje são banais em carros de entrada nacionais, como o piloto automático e sensores de estacionamento. É certo que o piloto automático usado no A3 Sedan vendido na Europa é adaptativo – mantém constante a distância do carro da frente – e, por isso, relativamente caro. Mas uma versão básica, para quem gosta de viajar de carro, é fundamental. Sensores de estacionamento custam por volta de R$ 200 no mercado paralelo, mas sua instalação, num carro com sistemas elétrico e de informática tão sofisticados como o A3 Sedan representam um sério risco. O difícil será convencer os compradores do carro a viver sem esse acessório básico.

    Publicado em 10/02/2014

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