Home > Notícias > Renault confirma retorno à Fórmula 1 como construtora em 2016
  • Notícias
  • Renault confirma retorno à Fórmula 1 como construtora em 2016
  • Montadora fecha aquisição da Lotus para participar do campeonato do ano que vem. Pilotos ainda não foram confirmados
  • Por Alessandro Reis

    Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault, anunciou o retorno da montadora à Fórmula 1 como construtura a partir de 2016. A volta vai acontecer por meio da compra da escuderia Lotus, que hoje usa motores Renault, juntamente com a Red Bull e a Toro Rosso.

    A empresa já havia sinalizado o negócio ao assinar uma carta de intenções com a Lotus em setembro, em meio a rumores de que deixaria a F-1. "A Renault tinha duas opções: voltar 100% ou abandonar completamente a categoria. Após uma análise detalhada, tomei minha decisão: a Renault estará presente na Fórmula 1 a partir de 2016. Temos a ambição de vencer, mesmo que isso leve um tempo razoável", afirmou Ghosn.

    Montadora foi campeã de 2005 e 2006 com Fernando Alonso

    A montadora está na Fórmula 1 há cerca de 40 anos e, durante esse tempo, conquistou 168 vitórias, 12 títulos de construtores e 11 títulos de pilotos.

    Os pilotos da Renault para 2016 serão anunciados em janeiro e a direção da montadora não confirma se Pastor Maldonado e Jolyon Palmer, a atual dupla da Lotus, será mantida no ano que vem. Em 2015, o melhor resultado com motor Renault no Mundial de Pilotos foi conquistado por Daniil Kvyat, em sétimo, pela Red Bull, somando 95 pontos.

    No Mundial de Construtores, o melhor desempenho foi novamente com a Red Bull, que terminou o campeonato em quarto lugar, com 257 pontos, atrás de Mercedes-Benz, Ferrari e Williams.

    Publicado em 04/12/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados