Home > Notícias > CLA - Mercedes inova para conquistar mais clientes
  • Notícias
  • CLA - Mercedes inova para conquistar mais clientes
  • Sedã compacto da Mercedes prima pelo estilo esportivo e acabamento refinado
  • Por Jorge Meditsch

    Sedãs compactos com tração dianteira são muitos pelo mundo. O CLA da Mercedes-Benz se destaca entre eles por várias razões, entre elas por ser o primeiro carro desse tipo feito pela marca alemã com tração dianteira. Não, a Mercedes não está abandonando a tração traseira – sua linha de automóveis tradicional, as Classes C, E e S se mantém fiel a essa arquitetura. Mas no século 21, tradição não é garantia de sobrevivência e, para se manter viva, a Mercedes precisa crescer muito. E, para crescer muito, conquistar novos clientes.

    A missão do CLA, juntamente com seu irmão hatch Classe A, é ganhar um público que, além de não ser atraído pela tradição, nunca foi seduzido pela qualidade e requinte da marca Mercedes e sequer se importava com os muitos avanços tecnológicos de seus produtos. Sem falar, é claro, dos que não estavam dispostos ou não tinham condições de pagar preços acima do mercado pela exclusividade de uma estrela no capô.

    Para nós, brasileiros, o CLA tem um atrativo especial: ele será fabricado aqui no futuro próximo, na nova fábrica que a Mercedes está construindo no interior de São Paulo.

    Pacote à brasileira

    Para apresentar o modelo ao Brasil, a Mercedes criou uma edição especial o CLA 200 Turbo 1stEdition, commotor 1.6 turbo com 156 cv e injeção direta de combustível e transmissão automática de dupla embreagem com sete marchas e um pacote fechado de equipamentos. O preço, apesar do enfoque em novos consumidores, foi mantido alto: R$ 150.500,00, o que explica a meta de vendas modesta para o primeiro ano, 1.400 unidades.

    Estilo não falta

    Se depender do estilo, o CLA tem tudo para ser um sucesso. Fugindo da sobriedade da marca, o novo sedã não perdeu a elegância e combina linhas esportivas e másculas com proporções muito equilibradas, quase clássicas. Por onde passa, o CLA faz as cabeças virarem. Para completar, o desenho traz como bônus o melhor desempenho aerodinâmico do mundo em sua categoria (Cd=0,23).

    Tão moderno como a carroceria, o interior mostra muito capricho no design e a qualidade de manufatura que se espera de um Mercedes. Um jogo inspirado e muito bem executado de formas funcionais e recursos estéticos que combina materiais de forma elegante e agradável, sem deixar de lado o espírito ousado das linhas externas.

    O carro acolhe bem os ocupantes, principalmente os da frente – como em qualquer compacto, quem vai atrás não deve esperar mais do que um espaço razoável, embora sem apertos consideráveis. O teto baixo na traseira pode incomodar a gente mais alta que a média. A versão 1st Edition vem com bancos integrais (que incorporam os apoios de capeça), com forração em couro sintético e tecido.

    Aerodinâmica – além das linhas

    A experiência mostra que uma boa aerodinâmica, em geral, leva à elegância na aparência, o que é uma verdade no CLA. Mas o recorde mundial na área não se deve apenas à fluidez das linhas do novo sedã: ele é amparado em muitas medidas de otimização menos perceptíveis, como o design dos espelhos retrovisores externos, o desenho das rodas desenvolvido para reduzir o arrasto aerodinâmico e pequenos defletores serrilhados nas molduras de rodas.

    A preocupação também está em áreas não visíveis, como o fluxo de ar dentro do capô, em torno do motor, e a cobertura da parte inferior do assoalho e o silenciador traseiro aerodinamicamente desenvolvido, seguido pelo difusor que não é apenas uma peça estética.

    Na direção

    Correto no equilíbrio, bom nas curvas e muito confortável, o CLA porém não corresponde nas respostas ao acelerador à empolgação que sua aparência transmite. Não que o desempenho seja fraco, mas falta ao motor 1.6 turbo uma dose adicional de força instantânea, aquela sensação de ser empurrado contra o banco ao pisar mais fundo no pedal da direita.

    Nem mesmo a fantástica transmissão de dupla embreagem com sete marchas, com suas trocas inteligentes e instantâneas consegue compensar esse aspecto. Quem espera do CLA uma dirigibilidade ágil e jovem como o estilo sugere, corre o risco de se decepcionar um pouco.

    O desempenho, embora bom, fica abaixo do sugerido pelas formas atléticas do carro

    Equipamento

    Como todos os carros alemães modernos, o CLA traz uma variedade de equipamentos de apoio e segurança muito interessante. Coisas como o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST, que alerta o motorista quando percebe sinais de desatenção ao conduzir, sugerindo uma parada para descanso.

    O sistema de frenagem adaptativo incorpora o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.

    Uma pena, porém, que para não elevar ainda mais o preço do novo modelo, a Mercedes tenha eliminado na versão destinada ao Brasil alguns equipamentos que, na Europa, são de série. O piloto automático, por exemplo, aqui é o tradicional, em lugar do adaptativo, que mantém sozinho a distância do carro que vai à frente. E alguns detalhes eliminados chegam a ser contrangedores: o CLA não conta nem mesmo com sensores de estacionamento, coisa que hoje é comum até entre modelos populares nacionais.

    Especificações técnicas

    CLA 200 Turbo 1st Edition

    Motor

    4 cilindros em linha, turbo, 16 válvulas

    Cilindrada

    1.595 cm³

    Potência

    156 cv / 5.300 rpm

    Torque máx.

    250 Nm entre 1.250 - 4.000 rpm

    Aceleração 0-100 km/h

    8,5 s

    Velocidade máxima

    223 km/h * limitada eletronicamente

    Peso

    1.430 kg

    Publicado em 07/02/2014

    Galeria Relacionada 07/02/2014 - Mercedes CLA

    Divulgação -