Sedãs compactos com tração dianteira são muitos pelo mundo. O CLA da Mercedes-Benz se destaca entre eles por várias razões, entre elas por ser o primeiro carro desse tipo feito pela marca alemã com tração dianteira. Não, a Mercedes não está abandonando a tração traseira – sua linha de automóveis tradicional, as Classes C, E e S se mantém fiel a essa arquitetura. Mas no século 21, tradição não é garantia de sobrevivência e, para se manter viva, a Mercedes precisa crescer muito. E, para crescer muito, conquistar novos clientes.
A missão do CLA, juntamente com seu irmão hatch Classe A, é ganhar um público que, além de não ser atraído pela tradição, nunca foi seduzido pela qualidade e requinte da marca Mercedes e sequer se importava com os muitos avanços tecnológicos de seus produtos. Sem falar, é claro, dos que não estavam dispostos ou não tinham condições de pagar preços acima do mercado pela exclusividade de uma estrela no capô.
Para nós, brasileiros, o CLA tem um atrativo especial: ele será fabricado aqui no futuro próximo, na nova fábrica que a Mercedes está construindo no interior de São Paulo.
Pacote à brasileira
Para apresentar o modelo ao Brasil, a Mercedes criou uma edição especial o CLA 200 Turbo 1stEdition, commotor 1.6 turbo com 156 cv e injeção direta de combustível e transmissão automática de dupla embreagem com sete marchas e um pacote fechado de equipamentos. O preço, apesar do enfoque em novos consumidores, foi mantido alto: R$ 150.500,00, o que explica a meta de vendas modesta para o primeiro ano, 1.400 unidades.
Estilo não falta
Se depender do estilo, o CLA tem tudo para ser um sucesso. Fugindo da sobriedade da marca, o novo sedã não perdeu a elegância e combina linhas esportivas e másculas com proporções muito equilibradas, quase clássicas. Por onde passa, o CLA faz as cabeças virarem. Para completar, o desenho traz como bônus o melhor desempenho aerodinâmico do mundo em sua categoria (Cd=0,23).
Tão moderno como a carroceria, o interior mostra muito capricho no design e a qualidade de manufatura que se espera de um Mercedes. Um jogo inspirado e muito bem executado de formas funcionais e recursos estéticos que combina materiais de forma elegante e agradável, sem deixar de lado o espírito ousado das linhas externas.
O carro acolhe bem os ocupantes, principalmente os da frente – como em qualquer compacto, quem vai atrás não deve esperar mais do que um espaço razoável, embora sem apertos consideráveis. O teto baixo na traseira pode incomodar a gente mais alta que a média. A versão 1st Edition vem com bancos integrais (que incorporam os apoios de capeça), com forração em couro sintético e tecido.
Aerodinâmica – além das linhas
A experiência mostra que uma boa aerodinâmica, em geral, leva à elegância na aparência, o que é uma verdade no CLA. Mas o recorde mundial na área não se deve apenas à fluidez das linhas do novo sedã: ele é amparado em muitas medidas de otimização menos perceptíveis, como o design dos espelhos retrovisores externos, o desenho das rodas desenvolvido para reduzir o arrasto aerodinâmico e pequenos defletores serrilhados nas molduras de rodas.
A preocupação também está em áreas não visíveis, como o fluxo de ar dentro do capô, em torno do motor, e a cobertura da parte inferior do assoalho e o silenciador traseiro aerodinamicamente desenvolvido, seguido pelo difusor que não é apenas uma peça estética.
Na direção
Correto no equilíbrio, bom nas curvas e muito confortável, o CLA porém não corresponde nas respostas ao acelerador à empolgação que sua aparência transmite. Não que o desempenho seja fraco, mas falta ao motor 1.6 turbo uma dose adicional de força instantânea, aquela sensação de ser empurrado contra o banco ao pisar mais fundo no pedal da direita.
Nem mesmo a fantástica transmissão de dupla embreagem com sete marchas, com suas trocas inteligentes e instantâneas consegue compensar esse aspecto. Quem espera do CLA uma dirigibilidade ágil e jovem como o estilo sugere, corre o risco de se decepcionar um pouco.
Equipamento
Como todos os carros alemães modernos, o CLA traz uma variedade de equipamentos de apoio e segurança muito interessante. Coisas como o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST, que alerta o motorista quando percebe sinais de desatenção ao conduzir, sugerindo uma parada para descanso.
O sistema de frenagem adaptativo incorpora o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.
Uma pena, porém, que para não elevar ainda mais o preço do novo modelo, a Mercedes tenha eliminado na versão destinada ao Brasil alguns equipamentos que, na Europa, são de série. O piloto automático, por exemplo, aqui é o tradicional, em lugar do adaptativo, que mantém sozinho a distância do carro que vai à frente. E alguns detalhes eliminados chegam a ser contrangedores: o CLA não conta nem mesmo com sensores de estacionamento, coisa que hoje é comum até entre modelos populares nacionais.
Especificações técnicas