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  • Ram 2500: picape tamanho GG
  • Tudo nela é grande: carroceria, motor e até mesmo o preço - R$ 250 mil
  • Por Jorge Meditsch

    Ela é grande, muito grande. E pesada. E potente. A Ram 2500 é quase um exagero sobre rodas. Isto para nós brasileiros e nossas acanhadas ruas, estradas e estacionamentos. Tipicamente americana, aqui esta grande picape chama a atenção por onde passa pelo seu porte – exige praticamente duas vagas para estacionar. Único utilitário desse tipo importado pela fábrica em nosso país (a Ford não traz mais a F-250), ela não tem concorrentes e vai dominar o restrito mercado das picapes peso-pesado.

    Para dirigir a Ram 2500, que pesa mais de 3 toneladas (mais exatamente, 3.410 kg em ordem de marcha) é preciso ter habilitação categoria B. Coisas da legislação, não justificadas pela facilidade de manejo da picape. Motoristas americanos dão muito valor ao conforto e isso se reflete na cabine – obviamente ampla – e nos comandos. A direção é leve e progressiva e o câmbio, obviamente, é automático, com seis marchas e trocas suaves.

    Com todo o peso e tamanho, a Ram 2500 tem também capacidade off-road. Ela possui tração integral, acionada por um botão no painel, além da opção reduzida, para enfrentar subidas mais fortes e terrenos mais tenebrosos. Uma especialidade do veículo é rebocar: pode tracionar 7.750 kg, uma capacidade impressionante, com o manejo nessas condições facilitado pela função Tow/Haul, que evita trocasde marchas desnecessárias a plena carga. Já a capacidade de carga na caçamba é curiosamente baixa para o tamanho do carro: 1.030 kg.

    O motor é um brutamontes à moda antiga. Nada de downsizing, são 6,7 litros, 330 cv e mais de 100 kgm de torque

    Um acessório bastante prático está sendo oferecido pela primeira vez no Brasil. Trata-se da Ram Box, duas caixas montadas nas laterais da caçamba, com tampas e travas, onde podem ser levadas ferramentas, bagagens e outros itens de pequeno porte com segurança. Um detalhe de série na caçamba é o extensor, uma espécie de cerca de proteção que permite levar cargas mais longas com a tampa traseira abaixada.

    Quem movimenta tudo isso é um colossal motor turbodiesel com seis cilindros em linha e 6,7 litros – nada de downsizing nesse aspecto. A usina fornece 330 cv e significativos 104 kgm de torque a apenas 1.600 rpm, o que permite rodar, quase todo o tempo, em baixa rotação.

    Com preço tão pesado quanto ela, cerca de R$ 250 mil, obviamente a Ram 2500 terá um público muito restrito no Brasil. A FCA estima as vendas em mil unidades por ano, apesar de contar já de saída com 48 revendas espalhadas pelo país. Quem paga tudo isso, por aqui, quer luxo. Por isso, a RAM 2500 chega em versão completa, com bancos de couro com ventilação e aquecimento e acessórios premium, como chave presencial, acionamento remoto do motor e ar-condicionado, som Alpine de alta qualidade e toda a parafernália eletrônica de praxe na área de informação e entretenimento.

    Uma opção estética é o acabamento em duas cores, na realidade uma faixa inferior em tom metálico que, a pedido, pode ser combinada com qualquer das cores disponíveis, exceto prata. As rodas são de alumínio polido, com 18 polegadas e podem parecer pequenas – o diâmetro é justificado pela capacidade de reboque. Conhecendo nossos picapeiros, é de se esperar que muitos as troquem por opções bem maiores, apesar da fábrica não recomendar.

    Publicado em 30/11/2015

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