A divisão M, voltada aos automóveis de alto desempenho da BMW, teve início com o M1, lançado há mais de 30 anos como o primeiro carro da marca alemã com motor na posição central-traseira.
Um exemplar raríssimo do modelo, com apenas 424 milhas no hodômetro (682 km) e fabricado em 1981, vai a leilão no dia 10 de dezembro, em Nova York (EUA), com a expectativa de ser o M1 mais caro da história, a ser arrematado por um valor entre US$ 800 mil (cerca de R$ 3 milhões) e US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 3,82 milhões).
Em perfeitas condições de conservação, o cupê esportivo é da versão para as ruas e deve superar o M1 mais caro até o momento, na configuração de corrida, leiloado em 2011 por US$ 854 milhões (cerca de R$ 3,26 milhões). O esportivo M1 por si só é bem raro na linha BMW,somando apenas 450 unidades produzidas, das quais 399 correspondem à variante homologada para rodar no trânsito - as demais, só em autódromos.
Segundo a casa de leilões RM Sotheby's, o raríssimo M1 a ser arrematado permaneceu em um depósito por cerca de três décadas, daí a baixa quilometragem e o excelente estado do veículo, que traz pintura branca e é equipado com motor 3.5 de seis cilindros em linha e 277 cv de potência.
O M1 tem chassi projetado pela Dallara, carroceria desenhada por Giorgetto Giugiaro e parte do desenvolvimento coube à italiana Lamborghini.
Publicado em 17/11/2015