Home > Notícias > A3 Sedan marca entrada da Audi em novo segmento
  • Notícias
  • A3 Sedan marca entrada da Audi em novo segmento
  • Novo modelo esportivo de quatro portas chega ao Brasil com motor 1.8 TFSI e preço sugerido de R$ 116,4 mil
  • Por Ricardo Panessa

    A Audi apresentou esta semana ao mercado brasileiro o novo A3 na configuração sedan, estreando um novo segmento para a marca, o dos sedans compactos. O modelo, que carrega na bagagem todas as qualidades do A3 hatch, é equipado com motor de 180 cv e 250 Nm de torque máximo, acoplado ao consagrado câmbio Stronic de sete marchas e dupla embreagem.

    Mesmo sendo um sedan, o modelo não perde o DNA esportivo da marca. Segundo a montadora, o A3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge velocidade máxima de 235 km/h.

    Carroceria mais leve e segura - O design e construção com peso reduzido estão entre as maiores especialidades da Audi. A versão básica do novo A3 Sedan com câmbio Stronic tem peso em ordem de marcha (sem o motorista) de apenas 1.295 quilos, o que estabelece um novo padrão em sua categoria. Aços temperados constituem 26% da carroceria do modelo. Apesar disso, esse quatro portas é imponente: tem 4.456 milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.637 mm, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura.

    Segurança também está entre os itens prioritários da Audi. O novo A3 Sedan incorpora o máximo em termos de segurança passiva. Em uma colisão frontal, a travessa frontal distribui as forças para os dois membros laterais, que passam por uma deformação programada para dissipá-las. Outras zonas de deformação incluem a subestrutura do eixo dianteiro e a parte superior dos para-lamas. Em caso de impacto lateral, os componentes de aço moldado a quente nas soleiras e colunas B proporcionam excelente proteção aos ocupantes. Já em uma colisão traseira, os elementos transversais do para-choque transferem a tensão para os grandes membros longitudinais.

    Visual atlético - Compacto, atlético e robusto, assim a Audi define o design do novo A3 Sedan. Os faróis em forma de cunha com a borda inferior ondulada dão ao modelo um ar de veículo compacto. A dianteira ampla e a grade de moldura única, com os cantos superiores recortados, na cor preta, caracterizam a frente do carro.

    A traseira é típica da Audi. Ela é nitidamente tridimensional e mostra uma transição contínua do para-choque para a placa. A largura do veículo é ainda mais acentuada pelas grandes e achatadas lanternas traseiras, que se afinam para dentro. Guias luminosas formam arcos elegantes, equipados de série com luzes de freio adaptativas, que piscam rapidamente sempre que o motorista freia forte.

    Interior refinado - O interior do Audi A3 Sedan reflete o estilo externo. Uma curva longa e contínua acompanha o para-brisa, de porta a porta. Os dois bancos dianteiros tem medidas precisas e contornos ergonômicos. O volante é de três raios, com controles multifuncionais e aletas para troca de marchas.

    Os dois grandes instrumentos redondos do painel são de fácil leitura. Entre eles fica a tela de 3,5 polegadas do sistema de informações DIS (Driver Information System). A tela colorida exibe informações úteis, ao mesmo tempo em que o programa de eficiência do DIS dá sugestões ao motorista para uma condução mais econômica. O sistema também emite os alertas recomendando paradas para descanso.

    Como em outros veículos da Audi, a ergonomia do A3 Sedan é intuitiva. O sistema de operação do pacote de rádio MMI, com monitor extensível elétrico, é equipamento de série. Ele pode medir 5,8 ou 7 polegadas na diagonal, caso o carro conte ou não com o opcional de navegação. O painel de controle MMI foi posicionado acima do console central para criar um layout limpo e funcional. O freio de estacionamento eletromecânico, operado através de um botão, substituiu a antiga alavanca.

    Publicado em 31/01/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados