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  • A nova denominação é polêmica, mas o importante é que o carro tem qualidades e preços competitivos
  • Por Jorge Meditsch

    A nova versão do Focus sedã chega ao mercado brasileiro com uma novidade no nome: Fastback. A denominação, que poderia ser chamada de ‘traseira ligeira’, foi bastante usada nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 70, designando, em geral, automóveis com teto fortemente inclinado na direção da traseira, na maioria ‘muscle cars’, versões vitaminadas de carros de série de grande porte.

    A traseira do Focus sedã não chega a ser tão radical e o novo nome gerou controvérsias. Mas isso não tem importância: o carro tem qualidades e bons pacotes de equipamento oferecidos a preços bastante competitivos. É uma opção muito interessante no segmento dos sedãs médios.

    As versões são quatro: SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus. Em comum, o trem de força, com motor 2.0 e câmbio automático de seis marchas e dupla embreagem. O modelo básico, SE, custa a partir de R$ 77.900.

    Design agrada

    Da mesma forma que batizou o carro de Fastback, a Ford procurou dar à nova versão do sedã uma aura de esportividade um tanto exagerada. O carro tem algumas linhas marcantes que lhe proporcionam uma certa musculatura escultural, mas de forma geral não foge muito do perfil conservador de seu segmento.

    Um exemplo são os ressaltos no capô, que se destacariam mais se ele fosse mais longo – o que é impossível dada a arquitetura moderna do carro. O para-choque dianteiro foi redesenhado e traz nova tomada de ar inferior e faróis de neblina de série em todas as versões. A grade dianteira segue a linha global de estilo da marca e há quem veja nela semelhança com o esportivo Aston Martin, marca que já pertenceu à Ford no passado.

    As rodas de liga leve de 17 polegadas têm design exclusivo que não chega a empolgar pela agressividade. Na traseira, há lanternas mais estreitas e o para-choques foi redesenhado

    Interior

    O acabamento interno é bastante bom, com materiais macios ao toque. No painel, destaca-se a tela do sistema de conectividade SYNC (com 8 ou 4,2 polegadas). O volante em couro tem comandos para o áudio, sistema de conectividade e palhetas para acionamento do câmbio. As versões a partir da SE Plus, tem bancos forrados de couro - na Titanium Plus com ajuste elétrico para o do motorista. O ar-condicionado digital tem comandos independentes para o motorista e o passageiro da frente, mas não tem saída para o banco traseiro. O espelho eletrocrômico, que escurece automaticamente quando o carro de trás o ilumina, é de série.

    O espaço para os passageiros de trás não é um dos pontos fortes do carro. Se quem andar na frente for alto, as pernas ficam encostadas no banco dianteiro.

    Dependendo da versão, o Focus sedã pode ter até seis airbags (frontais, laterais e de cortina). O carro também conta com o sistema Isofix de fixação para até duas cadeirinhas.

    Dirigibilidade na estrada é ponto alto. Espaço traseiro é restrito

    Na estrada

    Assim como seu irmão hatch, o Focus sedã proporciona uma boa experiência ao dirigir. Contribui para isso o bom casamento do motor 2.0 – bastante elástico – com o câmbio de dupla embreagem. O motor, com bloco de alumínio, é flex e usa injeção direta de combustível, gerando 178 cv e torque de 221 Nm (com álcool).

    A transmissão não tem a ligeireza de outras semelhantes encontradas na concorrência, mas seu desempenho é correto para a proposta do carro. Nas versões superiores do carro, conta com palhetas para mudança de marcha no volante. Há dois modos de operação, normal e esportivo, que ‘estica’ as marchas e faz as trocas com maior rapidez.

    Na estrada, numa longa sucessão de curvas na serra, o bom acerto da suspensão – característica da marca – fica bastante evidente. A direção elétrica também agrada pela precisão e firmeza em alta velocidade.

    O Focus conta com controles de estabilidade e tração e dosagem do torque nas curvas. Contribuem para a segurança e conforto do motorista o assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e a luz de emergência em frenagens bruscas.

    Presente apenas na versão de topo Titanium Plus, há a novidade do assistente de frenagem autônomo: ele identifica partes reflexivas no veículo à frente (como placa e lanternas) e aciona os freios automaticamente em caso de colisão iminente. A fábrica diz que o sistema pode evitar o impacto em velocidades até 20 km, reduzindo os danos a até 50 km/h. Pedestres, motos ou bicicletas não são detectados pelos sensores do sistema.

    A versão Titanium Plus conta com sistema opcional de estacionamento automático, que funciona tanto para vagas paralelas como para espaços perpendiculares. O motorista controla o acelerador e o freio e o carro se encarrega da direção.

    Versões e preços

    A versão básica 2.0 SE AT custa R$ 77.900, mesmo preço do modelo anterior. Traz rodas de liga leve de 17”, sistema Advance Trac (controles de estabilidade, tração e curvas, assistente de partida em rampa, assistente preventivo antiderrapagem, monitoramento de pressão dos pneus e assistência de frenagem de emergência), freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.

    O SE Plus AT, que custa R$ 79.900,00, traz quatro airbags (frontais e laterais), bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, “Paddle Shift”, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado de dupla zona.

    A versão Titanium - R$ 87.900,00 – tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina), chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8”, tela multifuncional colorida de 4,2” no painel de instrumentos, sistema de navegação e Premium Sound Sony com nove alto-falantes.

    O Titanium Plus, o modelo topo de linha, custa R$ 96.900 e incorpora o assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenônio adaptativos, sistema de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.

    Publicado em 06/08/2015

    Divulgação -


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