Home > Notícias > Tata Nano recebe zero estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP
  • Notícias
  • Tata Nano recebe zero estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP
  • Modelo indiano com proposta de ser o veículo mais barato do mundo é o primeiro carro testado pela entidade a não receber nenhuma estrela nos testes de impacto
  • Por Ricardo Panessa

    OEuropean New Car Assessment Programme, EuroNCAP,é um programa de segurança automotiva fundado em 1997 pelo Transport Research Laboratory para o Departmento de Transportes do Reino Unido que, cada vez mais, amplia sua influência além do território europeu.

    Além de seu programa LatinNCAP para modelos comercializados na América Latina, a entidade agora tem também o programa GlobalNCAP, encarregado de analisar a segurança de veículos de outros mercados.

    Enquadrado dentro desse panorama estão os testes de modelos de carros comercializados na Índia, a maioria com resultados desastrosos. O Tata Nano, modelo com a proposta de ser um carro econômico e popular para substituir as motocicletas, conseguiu um feito inusitado nos testes de segurança da entidade: o modelito indiano conseguiu zero estrelas, zero.

    A Tata Motors não se manifestou a respeito do anúncio do pior resultado da história da entidade num teste de segurança de automóvel, mas provavelmente terá que tomar providências para que o modelo alcance pelo menos uma nota mais digna no quesito segurança.

    Para se ter uma ideia do panorama dos testes de segurança de modelos indianos, o Volkswagen Polo mais moderno entre os que são comercializados naquele país conseguiu alcançar três estrelas, mas o resto dos carros testados conseguiram, normalmente, zero estrelas nos quesitos de proteção a ocupantes dianteiros em todos os casos. Apenas na classificação de proteção infantil alguns modelos indianos conseguiram pontuações superiores ao desastroso Nano.

    Nem nos testes de modelos latino-americanos os resultados são tão baixos. Certamente, com o preço baixo médio dos produtos comercializados na Índia será difícil algum modelo conseguir brilhar com cinco estrelas. Ainda assim, resultados tão baixos como os do Hyundai i10 para o mercado indiano são surpreendentes, considerando que seu equivalente europeu conseguiu uma qualificação muito mais respeitável.

    Publicado em 31/01/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados