Home > Notícias > Toyota suspende vendas nos EUA por risco de incêndio
  • Notícias
  • Toyota suspende vendas nos EUA por risco de incêndio
  • Medida paralisa comercialização de quase toda a linha de automóveis da marca
  • Por Jorge Meditsch

    A Toyota suspendeu as vendas de quase toda sua linha de produtos nos Estados Unidos devido a um potencial risco de incêndio. Apesar da drástica medida, a fabricante informou que, até o momento, não pretende convocar um recall dos veículos já vendidos.

    O anúncio da Toyota abrange todos os seus carros equipados com bancos com aquecimento, que teriam sido fabricados com materiais que não atendem às normas de retardamento de incêndio. A fabricante parou a comercialização de seus modelos mais vendidos, os sedãs Camry e Corolla, além da minivan Sienna e as picapes Tacoma e Tundra. Também estão suspensas as vendas do sedã full size Avalon, o Avalon híbrido e o Camry híbrido.

    Em caso de curto circuito ou superaquecimento dos bancos, o material empregado em sua construção pode pegar fogo. Os carros com bancos aquecidos são muito populares no norte dos Estados Unidos, onde o inverno é mais intenso.

    Utilização de materiais não resistentes às chamas em bancos com aquecimento elétrico pode provocar incêndio em caso de curto circuito ou superaquecimento

    De acordo com nota divulgada pela Toyota, a fabricante está preparando uma ação para corrigir o problema em todos os modelos envolvidos em estoque, nas fábricas e nas concessionárias. A empresa afirma que não há registro de incidentes em veículos já vendidos relativos ao problema detectado.

    Todos os modelos afetados foram produzidos em fábricas da Toyota nos Estados Unidos, mas o problema foi detectado na Coréia do Sul, para onde o Camry híbrido feito nos EUA é exportado.

    O problema nos bancos está sendo analisado pela National Highway Traffic Safety Administration, entidade que regulamenta a segurança automotiva nos Estados Unidos. A NHTSA tem autoridade para, caso julgue prudente, ordenar um recall obrigatório, criando uma situação extremamente embaraçosa para a Toyota que, há quatro anos, também suspendeu as vendas e promoveu um gigantesco recall de mais de 10 milhões de carros devido a problemas de aceleração não intencional.

    Publicado em 30/01/2014

    divulgação - Apenas carros com bancos aquecidos são afetados


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados